segunda-feira, 27 de abril de 2009

A Nossa Viagem




A nossa viagem


Um dia que não sei precisar quando, li um livro que comparava a vida com uma viagem de comboio.
E dizia:

A nossa vida, não passa de uma viagem de comboio com muitos embarques e desembarques, pequenos acidentes pelo caminho, surpresas agradáveis e desagradáveis tristezas e alegrias.
Quando nascemos, ao embarcarmos nesse comboio, encontramos duas pessoas e acreditamos que farão connosco a viagem até ao fim, o que não é verdade. Infelizmente eles um dia desembarcarão numa qualquer Estação deixando-nos sós. Mas isso não impede que durante a viagem, embarquem pessoas interessantes que virão a ser especiais para nós. Embarcam os nossos irmãos, amigos e pessoas especiais. Muitas pessoas apanham esse comboio em passeio. Outras fazem uma viagem melancólica experimentando tristezas, mas também há pessoas que passam de carruagem em carruagem prontos a ajudar quem precisa. Muitas descem e deixam saudades eternas. Outros tantos viajam no comboio de tal maneira que desocupam os seus assentos e ninguém dá por isso.

Uma coisa curiosa é considerar que alguns passageiros que nos são tão queridos se acomodam em carruagens diferentes da nossa, e isso obriga-nos a fazer a viagem separados deles, mas claro que não nos impede apesar da dificuldade, de atravessar-mos a nossa carruagem e chegarmos a eles.
Esta viagem é assim, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperanças, esperas, embarques e desembarques. Sabemos que este comboio jamais volta.

Então façamos esta viagem da melhor maneira possível, tentando manter um bom relacionamento com todos ao passageiros, procurando em cada um deles o que têm de melhor, lembrando sempre que em algum ponto do trajecto poderão fraquejar e, naturalmente, precisaremos de entender esse fracasso, porque nós também fracassamos e certamente alguém compreenderá.

O maior mistério desta viagem é não sabermos em que Estação vamos descer.
Alguns pensamentos vêm do nosso interior:
Quando eu descer desse comboio sentirei saudades?
Sim, deixar os meus filhos a viajar sozinhos será muito triste, separar-me de alguns amigos que fiz nele, do amor da minha vida, das pessoas que se tornaram especiais para nós será para mim doloroso, é certo mas…

Mas no fim dos acontecimentos, em algum momento, estarei na Estação principal e terei uma grande emoção em vê-los chegar com uma bagagem que não tinham quando embarcaram. E o que me deixará mais feliz é saber que, de alguma forma, eu colaborei para que ela tenha crescido e se tenha tornado valiosa.


Neste momento, o comboio diminui de velocidade… para que embarquem e desembarquem pessoas. A minha expectativa aumenta à medida que o comboio vai diminuindo a sua marcha…
Quem entrará? Quem sairá?

O comboio lá vai continuando a viagem sempre em frente, e sem regresso, especialmente naquela linha de viagem.


Anónimo

1 comentário:

  1. Boa noite meu amigo.

    Confesso que me agrada mais este novo visual.

    Este post é de facto fabuloso...

    Um forte abraço com amizade,

    NP

    ResponderEliminar