domingo, 24 de maio de 2009

A crise existêncial do nosso planeta


A CRISE EXISTÊNCIAL NO NOSSO PLANETA


“Os paraísos perdidos estão
Somente em nós mesmos”
Marcel Proust


Qual a razão da nossa existência? Quem somos, de onde viemos e para onde vamos? Porque lutamos, sofemos, vivemos e morremos?
Qual a origem do Cosmo? Porque somos atraídos pelo desconhecido? Porque estamos sempre insatisfeitos?
Estas são algumas das interrogações, mais comuns, que fazem com que oser humano mergulhe no mar do mistério e no maior enigma, que é ele próprio.
Viver de acordo com as leis da natureza, foi sempre o grande sonho das grandes civilizações da antiguidade, pensavam assim porque respeitavam o homem como parte integrante da natureza, no entanto hoje estamos afastados desse ideal filosófico devido à sua complexa maneira de pensar, isto é nesta era da tecnologia, o homem substituiu-se pela máquina e o seu pensamento tornou-se robotizado.

Será que todos os problemas do nosso mundo aponatam para o descalabro da civilização moderna?
Estamos no novo milénio e o que encontramos à nossa volta, são rupturas de valores, que fazem perder respeito pelo próprio homem. Muitos são os exemplos: Pobreza, barbarismo, xenofobia. Ausência de paz mundial, guerra, varis aspectos de violência, a mentira, a hipocrisia, falta de ideias válidas para a busca e concretização da paz, etc. Estes exemplos apontados afligem a humanidade tornando-a infeliz e frustrada.


Será que a culpa é do progresso?
A palavra progresso deriva do latim “PROGRESSUS”, que significa avançar ou acção de ir para a frente e a humanidade tomou como verdade a ilusão de julgar que avançar era melhorar, é que ele esqueceu-se que o progresso é bom e dá felicidade quando é feito de maneira inteligente, positiva, harmónica e ecológica.
O homem por causa da ganância confundiu a ideia do progresso, semeou ventos agora colhe tempestades.

Será que a culpa é da tecnologia?
A palavra técnica deriva da palavra grega, “TÉCNY” que significa, filosofar, arte, inventar e mais uma vez o ser humano separou-se da técny.

A culpa cabe exclusivamente ao ser humano e temos que ter consciência que assim é para haver uma solução para o nosso mundo uma solução harmónica, positiva e ecológica, porque senão o homem vai tornar-se cada vez mais arrogante e afastar-se cada vez mais do justo do bom e do belo.

O que fazer para que tudo de bom possa vir acontecer no nosso mundo?
Muito simplesmente reflectir.
Reflexão é uma palavra do verbo latino que significa “VOLTAR ATRÁS” por outras palavras, o homem tem que começar a repensar.
Então a solução passa por uma nova maneira de pensar, vai outra vez buscar os valores perdidos de uma sociedade mítica, onde a noção de unidade e individualidade subsistem juntos, onde somos ao mesmo tempo nós próprios e tudo o que subsiste à nossa volta. A humanidade tem que existir como se fosse um todo e isso seria a base para a fraternidade e para o verdadeiro progresso orientado para a técny, transformando-se num arquétipo.

Sem comentários:

Enviar um comentário