sábado, 26 de março de 2011

Quem foi Miles Davis


Fonte Wikipédia

Miles Dewey Davis Jr, nasceu a 26 de Maio de 1926, em Alton, Ilinois, e faleceu a 29 de Setembro de 1991 em Santa Mónica, Califórnia, nos Estados Unidos da América, foi trompetista, compositor e bandleader, entre 1944 e 1991, com vários estilos, bebop, cool jazz, modal jazz, hard bop third stream, jazz funk, jazz fusion, acid jazz.

Miles Davis pertenceu a uma classe tradicional de trompetistas de Jazz, que começou com Buddy Bolden e desenvolveu-se com Joe “King” Oliver, Louis Armstrong, Roy Eldridge e Dizzy Gillespie.

Como Trompetista Davis tinha um som claro, mas também uma incomum liberdade de articulação e altura.

Considerado um dos mais influentes músicos do século XX. Davis esteve na vanguarda de todos os desenvolvimentos do Jazz desde a segunda Guerra Mundial até a década de 1990. Participou em várias gravações do bebop e das primeiras gravações do cool Jazz.

Em Julho de 1955, tocou um solo lendário em Round Midnight de Thelonius Monk no Newport Jazz Festival. Esta performance levou Davis de volta Aos holofotes do Jazz, fazendo com que George Avakian assinasse com Davis para a Columbia e formasse o seu primeiro quinteto.

Davis recebeu em 1990 o Grammy Lifetime Achievement Award.

Página oficial: www.milesdavis.com

1 comentário:

  1. Milles Davis um dos melhores tropetistas do mundo juntamente com Louis Armstrong, então na música Summertime é um espectáculo.

    ResponderEliminar