sexta-feira, 25 de março de 2011

Museu do Seminário de Beja


No dia 10 de Outubro de 2006, a diocese de Beja inaugurou ao Público o Museu do Seminário, aonde cujo acervo, reúne várias colecções de grande importância.

Segundo o director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, Dr. José António Falcão, foram ali colocadas diversas peças, desde setas utilizadas na caça durante o período Neolítico até à arte moderna, apontando este núcleo museológico como “uma longa viagem no tempo”.

Melhor ainda, como o Dr. José Falcão explica em declarações à Agencia ECCLESIA. O Museu apresenta “três núcleos muito fortes”: “O primeiro diz respeito ao período anterior ao Cristianismo, onde se pode admirar uma tampa gravada que representa o armamento de um guerreiro da proto-história, “uma peça notável que mostra as práticas religiosas nesse período”; um segundo sector, incide sobre a época da implantação do cristianismo e a iniciação da diocese de Beja, onde se pode admirar “um ábaco proveniente de Messejana” e um terceiro sector sobre a entrada na História moderna, mostrando Beja como cidade sagrada, que conta a vida da cidade e da Igreja desde o séc. XVI ao séc. XX” onde se podem encontrar vestígios e fotografias das antigas freiras e monjas dos últimos conventos de Beja”.

Os visitantes deste Museu podem ver peças que são autênticos testemunhos do Neolítico, armas cerimoniais de bronze e de ferro, fragmentos de um templo imperial romano, marcos de delimitação das propriedades das ordens militares, moedas califais e fotografias das últimas freiras dos conventos de Beja e o báculo do bispo D. Manuel Falcão, da autoria do escultor João de Almeida (1967).

Neste Museu, existe ainda uma peça curiosa, um Escapulário do Grau 7, Rosa Cruz, do Rito Maçónico Francês.

Por tudo isto, um Museu a ser visitado.

Download da apresentaçao em power point do Museu do Seminário de Beja -> http://www.4shared.com/file/mNRNJR8W/Apresentao3.html

Sem comentários:

Enviar um comentário